Fernanda Rosito

Dicas para o bom uso das redes sociais

Envie e receba: redes sociais são plataformas que servem tanto para interação, quanto para aprendizagem. Se você está apenas no modo "enviar" - só transmitindo aos outros o que você quer dizer -, está perdendo uma parte importante da rede. Ligar também o modo "receber" - ao ouvir e interagir com os demais - é uma forma bem melhor de se usar os recursos disponíveis.

Seja autêntico: se tiver sem tempo, é melhor compartilhar apenas um post escrito por você mesmo do que ficar repassando vários feitos por outras pessoas. Os internautas sabem identificar se você está só copiando os outros.

Leia antes de publicar: erros de português, falhas na digitação e, até mesmo, frases sem sentido, podem ser evitadas se você ler e reler o post antes de publicá-lo. 

Conheça a etiqueta de cada plataforma: é importante conhecer e entender a linguagem e os costumes de cada rede. No Twitter, nunca repita o que outra pessoa falou sem citá-la. No LinkedIn, é bom fazer avaliações e críticas, mas lembre-se que está lidando com a reputação profissional de uma pessoa ou empresa. Se você tiver desavenças, no mínimo mantenha o respeito.